sexta-feira, 26 de março de 2010

Portugal sobe no ranking europeu da inovação

Portugal subiu um lugar no ranking da inovação do European Innovation Scoreboard, divulgado em Bruxelas, passando da 17.ª para a 16.ª posição no contexto da UE27. Na edição do ano passado, o país havia subido 5 posições em relação a 2007.

Estes resultados foram destacados pelo Primeiro-Ministro, durante uma visita à Vision-Box, uma empresa de Oeiras cuja tecnologia serviu de base ao cartão do cidadão e ao passaporte electrónico e que está entre as primeiras do mundo no controlo electrónico de fronteiras.José Sócrates sublinhou que o Plano Tecnológico causou ruptura com o passado no tecido industrial e que, nos últimos cinco anos, Portugal fez progressos notáveis: "tivemos pela primeira vez uma balança tecnológica positiva. Aconteceu em Portugal uma ruptura com o passado".

Segundo os dados divulgados European Innovation Scoreboard 2009, em Bruxelas, Portugal colocou-se à cabeça do grupo dos países moderadamente inovadores, tendo sido o que mais progrediu em investimento de empresas em investigação e desenvolvimento, o segundo com maior crescimento na formação dos recursos humanos, com maior investimento das empresas em inovação, e em registo de patentes europeias, e o quarto com maior progresso nos indicadores relativos aos efeitos económicos de inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário