terça-feira, 1 de junho de 2010

Aliança das Civilizações: Brasil é prova de que "a diversidade é boa" - diz ex-presidente português

A actual crise económico-financeira torna mais importante lutar contra "a tentação fácil da xenofobia e do racismo", disse o ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, actual Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Em vésperas do terceiro Fórum da Aliança, que decorre a partir de amanhã no Rio de Janeiro, Sampaio afirmou que a visão de "guerra de civilizações" que opôs o Ocidente ao mundo muçulmano, após o 11 de Setembro, é um "mito redutor" que está "parcialmente superado".

Mas que ainda existem os riscos de que a cultura e a religião sejam usadas como armas em conflitos políticos e económicos e de que ambas sejam "instrumentalizadas" por grupos de interesse ou motivos ideológicos.
Para Jorge Sampaio, o Brasil prova que a "diversidade é boa". O facto de o país sediar a terceira reunião internacional da Aliança, acrescenta, atraiu para a iniciativa quase todos os países das Américas e muitos países africanos, que estavam ausentes. Os EUA também participarão no Fórum pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário