terça-feira, 1 de junho de 2010

Primeiro Ministro português esteve no Brasil para impulsionar investimentos e relações bilaterais

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, deslocou-se ao Brasil para encontros com o Presidente Lula e este também em São Paulo na primeira etapa de uma visita ao Brasil que tem por principal objectivo impulsionar investimentos e trocas entre os dois países.

Na quinta-feira, Sócrates reúne-se com empresários brasileiros e portugueses na Federação de Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, para promover possibilidades de investimento em Portugal.
O aumento dos investimentos em Portugal foi um dos compromissos declarados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última Cimeira Luso-Brasileira realizada em Lisboa em 19 de Maio.
 
Após a passagem por São Paulo, o primeiro-ministro português foi ao Rio de Janeiro para discursar na inauguração do Fórum da Aliança de Civilizações no qual participarão também o presidente Lula da Silva e os chefes do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e Turquia Recep Tayyip Erdogan, entre outras autoridades.
Sócrates teve uma reunião com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon e outros encontros bilaterais.

A agenda de trabalho do chefe do Executivo português incluiu ainda um encontro com empresas portuguesas que pretendem investir no Brasil, como a cimenteira Cimpor, a aeronáutica OGMA e a eletromecânica Efacec,para analisar possíveis negócios nas áreas da construção, transportes e energia, tendo em vista a organização dos Jogos Olímpicos de 2016 e do Mundial de Futebol de 2014.

Na madrugada de sábado, o líder português deve chegar a Caracas, onde se reunirá com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, com o qual assinará acordos de cooperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário