terça-feira, 1 de junho de 2010

Energia solar: caso português apresentado em Florianópolis - Brasil

Central fotovoltaica de Moura, no Alentejo, Portugal
 
A experiência da cidade de Moura, cidade portuguesa que se tornou referência mundial em energia solar, foi apresentada na Assembleia Legislativa de Florianópolis, capital do Estado brasileiro de Santa Cartarina, por Vitor Paulo Soares, da Lógica, empresa mista criada naquele município para desenvolver o projecto.
 
Situada na região europeia com maior potencial para geração de energia solar, Moura concluiu em 2008 a construção da maior central fotovoltaica do mundo (foto), com potencial de 42 MW e painéis que ocupam área de 250 hectares, gerando energia suficiente para abastecer 30 mil habitações. O empreendimento inclui também uma fábrica de painéis fotovoltaicos e um laboratório.
 
O governo português criou um fundo social com recursos da tarifa de energia eléctrica, no valor de 3 milhões de euros, para possibilitar a construção do Laboratório Fotovoltaico da Lógica, completamente equipado para fazer verificações e avaliações do cumprimento das normas do sistema eléctrico.
 
A Lógica investe também na construção de centrais solares térmicas e já possui licensa para instalar uma central desse tipo em Moura. A diferença em relação à central fotovoltaica é que a central de concentração utiliza células com rendimento maior. O município projeta a instalação de um cluster de empresas especializadas em energia solar. A experiência desenvolvida em Moura credencia a Lógica a participar em futuros projectos portugueses e europeus voltados para a produção de energia solar.

Vitor Soares apresentou uma proposta de parceria para desenvolver uma experiência desse género no Brasil, país que possui um potencial imenso de energia solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário