domingo, 6 de junho de 2010

Gastronomia portuguesa atrai turistas brasileiros

São cada vez em maior número os turistas brasileiros que visitam Portugal. E quase todos eles trazem recomendações de amigos e familiares sobre a gastronomia portuguesa. Bacalhau é o produto preferido e Fátima é destino quase inevitável.

Os pratos de bacalhau constituem o “objectivo” gastronómico mais desejado. Intimamente ligado a este produto está a descoberta de bons azeites e, sem hesitação, a procura de um bom vinho.

Portugal recebe mais de 80 voos semanais provenientes do Brasil. Para a imprensa do Brasil, Lisboa é um destino com os atractivos de oferecer “hotelaria barata, gastronomia diferenciada e com boas referências e a facilidade da língua em comum”.

A “nova” cozinha portuguesa ou cozinha de fusão é já muito falada entre os gastrónomos brasileiros entusiastas da gastronomia portuguesa. Restaurantes de grande prestígio como o Tavares de que destacam a Horta da Galinha dos Ovos, prato definido como ovos cozinhados a baixa temperatura com aromas da terra, o Eleven ou mesmo o bacalhau da Estufa Real, começam já a passar de boca-em-boca entre quem já esteve e quem vem a seguir, a terras lusas.

Também o doce "pastel de nata"  encontrado em quase todas as pastelarias (doçarias)  ou o mais  famoso e antigo original "pastel de Belém" - o mais famoso doce português - como é referido numa publicação brasileira, e também o vinho Moscatel de Setúbal, ou até mesmo um passeio no Eléctrico 28  (bondinho), “um de design dos anos XX”, constituem referências elogiosas de Portugal no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário