sexta-feira, 18 de junho de 2010

Grande Degustação de Vinhos Portugueses na Embaixada de Portugal em Brasília

Para cima de uma centena de produtores, importadores, chefs e especialistas, além de numeroso público, acorreram na passada segunda-feira, dia 14 de Junho, à Embaixada de Portugal em Brasília para uma Grande Degustação de Vinhos Portugueses.
 
Promovida pela ViniPortugal, a prova - a que esteve presente o embaixador João Salgueiro, que se inteirou demoradamente junto de cada produtor nacional das últimas novidades do mercado e dos esforços de exportação para o Brasil - deu a conhecer o que de melhor se produz de norte a sul do país, entre clássicos e novos produtos.

O jornal Correio Braziliense , o mais importante da capital do Brasil, dedica ao evento, na sua edição de hoje, uma página completa do seu caderno de Gastronomia, acentuando que a produção vinícola portuguesa de qualidade vai muito "Além do Porto", expressão que serve de título à matéria da jornalista Tatatiana Sabadini. É desse artigo que extraímos os parágrafos que se seguem:

"Os velhos barris e as garrafas escuras e sóbrias ficaram para trás. Nos últimos anos, Portugal tem mostrado suas uvas típicas e únicas e produzido vinhos mais novos e encorpados. Jovens empreendedores, mesmo atentos à tradição, investiram em tecnologia, as vinícolas se especializaram e os rótulos ganharam um design moderno.

Buscando mercados internacionais, entre os quais o Brasil, os produtores daquele país apostam em boas safras e novas ideias, como a caipirinha de vinho do Porto. Para os apreciadores da bebida, basta experimentar e escolher o favorito entre as várias opções. No começo desta semana, 35 produtores se reuniram no charmoso jardim da Embaixada de Portugal em Brasília para mostrar o que os lusitanos têm de melhor. Consumidores, chefs e importadores tiveram a oportunidade de degustar clássicos e novidades da indústria de vinho portuguesa.

“Trouxemos rótulos produzidos de norte a sul do país. Queremos divulgar nossa diversidade. Temos tintos, brancos, espumantes e vinhos de sobremesa, tudo de alta qualidade”, afirma Sônia Fernandes, diretora da Associação Interprofissional para a Promoção dos Vinhos Portugueses (Viniportugal) no Brasil. "
Fotos: Hermínio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário