terça-feira, 1 de junho de 2010

Construção e petróleo são oportunidades para empresários portugueses em São Paulo

Construção e engenharia, petróleo e componentes automóveis são sectores que oferecem oportunidades às empresas portuguesas interessadas em investir no Estado brasileiro de São Paulo, disse hoje o presidente da agência de investimentos Investe São Paulo, Mário Mugnaini.

O Estado de São Paulo vai lançar grandes projectos de obras públicas nos próximos anos, incluindo infra-estruturas de transportes, expansão de portos e aeroportos e construções associadas a eventos desportivos como o Campeonato Mundial de Futebol 2014.
"É bem provável que as empresas portuguesas especialistas em determinadas áreas como equipamentos, sinalização, tarifação ou engenharia possam associar-se a empresas brasileiras", afirmou o presidente do Investe São Paulo, sublinhando que estas obras com grande envergadura deverão ser realizadas por consórcios.
Mário Mugnaini participou hoje num encontro organizado pelo Clube de Empresários do Brasil para mostrar as potencialidades deste mercado aos empresários portugueses.
Quanto ao sector privado, "há duas áreas que poderão interessar muito" os empresários portugueses: a exploração de petróleo no pré-sal porque "Portugal tem experiência na área naval" e a indústria de componentes automóveis, porque o Brasil tem uma produção automóvel prevista de cinco milhões de carros nos próximos quatro ou cinco anos.
Os responsáveis da Investe São Paulo vão deslocar-se, na quinta-feira, a Évora, onde vai ser instalada uma fábrica da brasileira Embraer, uma das maiores empresas de aeronáutica do mundo, para estimular e reforçar o intercâmbio entre empresas dos dois países.
O primeiro-ministro português, José Sócrates, chega hoje ao Brasil para uma visita oficial de dois dias, a começar em S. Paulo, e que inclui depois uma reunião de trabalho, no Rio de Janeiro, com empresas portuguesas que pretendem investir no mercado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário