quarta-feira, 16 de junho de 2010

EDP Portuguesa vai trazer para o Brasil rede elétrica inteligente

O presidente da EDP, António Mexia, revelou que a experiência piloto de redes inteligentes que vai arrancar em Évora, no centro-sul de Portugal, será replicada, através da EDP, também no Brasil.

“No princípio do próximo ano, quer na zona da Bandeirantes (Brasil), quer na zona da Hidrocantábrico (Espanha), queremos escolher um alvo (uma localidade) com uma escala parecida com a de Évora” para desenvolver um projecto semelhante”, disse.

António Mexia falava durante a cerimónia de lançamento da InovCity, um projecto piloto no qual serão instalados 31 mil contadores de electricidade inteligentes que permitem comunicações nos dois sentidos, e em tempo real, entre clientes e empresa, bem como mais de 300 centros de comunicação instalados nos postos de transformação pela cidade.

“Gostaria que, no início do ano que vem, [um projecto semelhante] se possa desenvolver quer em Espanha, onde temos uma base, quer no Brasil”, adiantou, acrescentando que “este projecto, que hoje é um dos poucos candidatos na Europa a ter um apoio enquanto emblema da área, tem a ver com um conjunto de coisas que queremos fazer no Brasil e em Espanha: eficiência energética, micro geração e mobilidade eléctrica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário