terça-feira, 1 de junho de 2010

Cidades Brasileiras comemoram o dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades

Casa de Portugal de Campinas organiza o 10 de Junho, dia de Camões, de Portugal e das Comunidades

Para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Casa de Portugal de Campinas promove mais uma edição da Semana Cultural Portuguesa.

Nesta 15ª edição, o evento traz literatura com a exposição «Palavras da Terra», música com apresentação da Orquestra Experimental da Sociedade Filarmónica de Valinhos e a actuação da Orquestra de Violas de Valinhos durante sessão solene na praça Luis de Camões. Além do fado, artesanato e gastronomia portuguesa, com o «Portugal à Mesa» - um curso de gastronomia.

O evento é organizado pela Casa de Portugal de Campinas com o apoio da comunidade da região, que celebra assim o 10 de Junho.

“Tem como prioridade divulgar a cultura portuguesa e promover o intercâmbio cada vez maior entre portugueses e brasileiros através de palestras, exposições, concertos, ciclo de cinema, danças e festas folclóricas e culinária típica. Busca incentivar e mostrar talentos portugueses e brasileiros” afirmou a directora Maria Jose Castro Marcos.

A Semana Portuguesa decorre na Rua Ferreira Penteado, em Cambui. Além das comemorações do 10 de Junho, a Casa de Portugal de Campinas prepara a Festa Junina, que vai ter lugar todos os sábados de Junho e os dois primeiros sábados de Julho.

Actividades civico-culturais assinalam o Dia de Camões em Belo Horizonte

O Consulado de Portugal em Belo Horizonte, em conjunto com o Centro da Comunidade Luso-Brasilieira/BH e o Elos Clube/BH vão assinalar com uma acção cívico-cultural o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas - 10 de Junho - na capital de Minas Gerais.

As celebrações terão início com uma cerimônia cívica em homenagem a Camões, às 10 h, que terá como palco o Largo Luís de Camões (Praça Marília de Dirceu), no bairro de Lourdes.

À noite, a partir das 20h, a programação prosseguirá com uma sessão solene no Salão dos Brasões do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, situado na Rua Curitiba, 746, Centro.

A sessão será aberta com execução dos hinos dos dois países pelo Coral Luís de Camões. Em seguida, o presidente Leonardo C. A. Mende fará uma saudação, seguindo-se discurso do cônsul de Portugal em Belo Horizonte, André Bandeira de Mello.A solenidade terminará com uma exibição de danças pelo Grupo Gil Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário