terça-feira, 7 de setembro de 2010

Energias Renováveis: Missão empresarial do Ceará visita Portugal

Uma missão de empresários do Estado brasileiro do Ceará parte segunda-feira, dia 6, para Portugal, a fim de se inteirar dos esforços que vêm sendo desenvolvidos no país na área das energias renováveis.

Organizada pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), presidido pelo geólogo Clodionor Carvalho de Araújo, a missão visitará a região do Alentejo, onde verá em operação a maior central fotovoltaica do mundo.

A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, com uma capacidade instalada de 46,41 megawatts (MW) pico e 35 MW de potência de injecção na rede, foi construída num terreno de 250 hectares, perto daquela vila do concelho de Moura (Beja) , considerada a "terra mais quente de Portugal", devido aos recordes de temperatura máxima no Verão.

Com 2.520 seguidores solares azimutais, equipados com 104 painéis solares cada um, a central é a maior do mundo, em potência total instalada e capacidade de produção, mais do quádruplo do que o actual maior complexo do género, situado no concelho vizinho de Serpa, com 11 MW de potência instalada e que começou a produzir energia em pleno no final de Março de 2007.

Os seguidores solares azimutais são dispositivos mecânicos que orientam os painéis solares a seguir perpendiculares ao sol, desde a alvorada, a Este, até ao poente, a Oeste.

Os painéis solares convertem a energia da luz do sol em electricidade.

Sem custos de fuel ou emissões, a central, por cada 90 mil MW de energia produzida, permite poupar 152 mil toneladas de emissões de gases de efeito de estufa (CO2) em comparação com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário