sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ministros da Defesa de Portugal e do Brasil vão assinar Carta de Intenções sobre cargueiro KC-390

O ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, vai assinar, no próximo dia 10, em Lisboa, juntamente com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, uma carta de intenções sobre a participação de Portugal no projeto do cargueiro Embraer KC-390.

Segundo fontes do Itamaraty, este protocolo de intenções deveria ter sido fechado em julho, durante o salão de aviação de Farnborough, em Inglaterra, mas, por problemas de agenda, a assinatura foi postergada.

Os acertos finais para a assinatura do documento foram discutidos durante reunião em Brasília entre o ministro Jobim e o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro.

O governo brasileiro já admitiu que poderá escolher empresas portuguesas para fornecerem peças para o novo avião de transporte militar da Embraer se o Governo português optar por comprar este aparelho.

Recentemente, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Miguel Jorge, disse que já existem mais de 15 fornecedores portugueses a discutir com a Embraer a participação no fornecimento de peças para este avião.

O KC-390 está a ser desenvolvido pela Embraer para substituir os C-130 atualmente usados pelas Forças Aéreas portuguesa e brasileira.

Além da assinatura da carta de intenções sobre os KC-390, Jobim participará também no encerramento do seminário internacional sobre o futuro da comunidade transatlântica, que contará com um painel sobre o Brasil e a segurança do Atlântico Sul.

De Portugal, Jobim seguirá para República Checa, Ucrânia e Emirados Árabes.
Fonte: Agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário